quarta-feira, 1 de maio de 2013

JPMJ, EIJM e JMJ

Salve Salve!

Retornamos com uma postagem especialíssima sobre a Jornada Provincial Marista das Juventudes, o Encontro Internacional de Jovens Maristas e a Jornada Mundial da Juventude.
Mas aí vem a pergunta, porque falar de EIJM e JMJ, se o que teremos é a  Jornada Provincial?
A Jornada é um evento preparatório para os outros dois, para que todos da PJM de nossa província estejam unidos em oração, em fé e em união por tudo que acontecerá em 2013, que é um ano especial aos jovens maristas e católicos.
Antes, rapidamente, falaremos do Encontro Internacional de Jovens Maristas e da Jornada Mundial da Juventude. O Encontro de Jovens Maristas acontece desde 2011, e sempre nos anos da Jornada Mundial da Juventude, para que a logística seja facilitada. 
Tem como objetivo reunir o que pensam os jovens do mundo Marista, que compartilham uns com os outros a sua realidade e o que fazem para que o sonho e o carisma de Champagnat sigam vivos. Em 2011, foi produzida uma carta dos jovens participantes, explanando as reais necessidades para que os seus trabalhos continuem, e suas expectativas de retorno do Instituto dos Irmãos Maristas para que isso aconteça. Em julho, teremos o EIJM no Colégio Marista da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Já a Jornada Mundial da Juventude acontece a mais tempo, desde 1985, e foi criada pelo Papa João Paulo II. A razão de sua existência era aproximar os jovens católicos de sua igreja, pois segundo seus próprios preceitos, o jovem é o rosto da igreja. Este ano, teremos a JMJ no Rio de Janeiro, e com presença do Papa Francisco.
Também em 2011, tivemos a primeira edição da JPMJ, com mais de 500 jovens participantes, que durante 24 horas viveram momentos intensos, de oração, de alegria, e de um cansaço recompensador no final de um dia cheio.
Neste final de semana, o mesmo acontecerá, 24 horas de muitas atividades, e presenças ilustres. Teremos a ex-ministra Marina Silva, falando sobre o meio ambiente e os jovens, e Isadora Faber, criadora da página no facebook "Diário de Classe", que relata a realidade da escola em que ela estuda. Outras atrações não confirmadas, ou surpresas, ou não informadas estarão presentes, além de atividades espirituais e de muita diversão. Tudo começa ao meio-dia do sábado, dia 4, e termina no meio-dia do dia 5, no domingo.
Muitas são as expectativas, e desde já desejamos uma ótima viagem a todos os mais de 1000 participantes deste mega encontro em Curitiba.


Motorista...Motorista... olha a pista, olha a pista...




Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário